Produtos
Os produtos finais resultantes da transformação distribuem-se por várias aplicações na Indústria da construção civil e obra públicas, nomeadamente:



Bases e Camadas Drenantes
Agregados utilizados na preparação das plataformas que recebem os pavimentos rodoviários, vias-férreas ou edifícios. Divergem em dimensão e granulometria de acordo com a finalidade, condições do terreno e fase construtiva. Os ABGE – Agregados Britados de Granulometria Extensa – permitem robustas Compactações e os Enrocamentos (Rachão) excelentes leitos drenantes.




Pavimentação Rodoviária
Os agregados, matéria-prima maioritária das misturas betuminosas, são adicionados em quantidades e dimensões adequadas ao processo de fabrico da mistura e à camada da estrutura do pavimento em construção a que se destina. Só pedreiras com excelente rocha e exigente processo de fabrico produzem os produtos que cumpram as características a incorporar nas misturas betuminosas.



Betão Hidráulico
Os agregados – matéria-prima maioritária do betão hidráulico e das argamassas – são adicionados em quantidades e dimensões adequadas à função pretendida. As argamassas incorporam essencialmente areia, mas os betões necessitam adicionalmente de agregados de maior dimensão – gravilhas/ britas – quer para conferir maior resistência à estrutura quer para ocupar maior volume.



Protecção Costeira e Contenções
A protecção da linha costeira e a construção de portos só é possível com a utilização de muitos blocos de rocha – extraídos em pedreira – com peso e dimensão para em conjunto vencerem a força do mar, designados por enrocamentos marítimos. Em terra, para realizar contenções, utilizam-se geralmente enrocamentos de menores dimensões, vulgarmente conhecidos por rachão.



Construção Ferroviária
O balastro e o sub-balastro, sobre os quais assentam as travessas e os carris, são produzidos em pedreira sob apertado controlo de qualidade. Poucas pedreiras no país possuem rocha com características intrínsecas que possibilitam o fabrico destes produtos.
